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Fichamento Do Livro "Palavra & Imagem: Leituras Cruzadas"

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   O livro Palavra & Imagem, de  Ivete Lara Camargos Walty, Maria Nazareth Soares Fonseca e Maria Zilda Ferreira Cury,  traz reflexões sobre imagem ou leitura visual imagens que ilustra textos verbais. Para fazer essa leitura temos um professor mediador e critica para ajudarmos a fazer a releitura de imagem ou texto.   A escrita surgiu após a necessidade de o homem registrar sua experiencia e conhecimentos bem como sentimentos disso nasce o primeiro de forma manuscrita, tabuas de argila, papiros e pergaminhos.      O homem primitivo serviu-se de diversos meios de comunicação, no entanto, nenhum deles tinha a finalidade de representar a língua oral. No entanto, por volta de 30.000 a.C., eles elaboraram um meio de registrar suas experiencias através da “pictografia”, que os permite transmitir uma ideia, um conceito ou um objeto através de um desenho (símbolo) figurativo e estilizado.    O homem traça sinais os mais variad...

Analise do livro: Lixo – de onde vem? Para onde vai?

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Publicado por:  http://clarinpan.blogspot.com/2018/09/terceira-edicao.html    Analisamos o livro  Lixo - de Onde Vem? para Onde Vai?   de Francisco Luiz Rodrigues e Vilma Maria Cavinatto, publicado pela primeira vez em 1997. Expõe a vivência dos autores em questões relativas à administração da limpeza pública e ao Meio Ambiente permitiu-lhes compor um retrato da situação brasileira com relação ao lixo, discutindo um tema que há muito desperta interesse em todo o mundo - a reciclagem. RODRIGUES, F. L.;CAVINATTO, V. M. Lixo - de onde vem? para onde vai? 3ªed. São Paulo: Ed. Moderna, 1997. (Coleções Desafios).    A partir da leitura do livro o grupo refletiu, primeiramente nas questões introduzidas no título do livro “ de Onde Vem? para Onde Vai?”,  e depois de algumas discussões, nós pesquisamos as possíveis respostas das questões. Após algumas pesquisas formulamos um texto através de dados e estatísticas, no portal ...

Quando usar ON, AT e IN

ON   - Usado para expressar uma superfície de algo: “I put an egg on the kitchen table" Eu coloquei um ovo na mesa da cozinha “The paper is on desk” O papel está na mesa - Usado para especificar dias e datas: “The garbage truck comes on Wednesday” O caminhão de lixo vem às quartas-feiras “I was born on the 14th day of June * in   1998” Nasci no dia 14 de junho de 1998 - Usado para indicar uma parte do corpo: “He kissed me on my cheek” Ele me beijou na minha bochecha - Usado para indicar o estado de algo: “Everything in this store is on sale” Tudo nesta loja está à venda   AT - Usado para apontar tempo específico: “I will meet you at 12 P.M.” Encontro você às 12h. - Usado para indicar um lugar: “There is a party at the club house” Há uma festa na casa do clube   - Usado para indicar um endereço de e-mail: “Please e-mail me at @...” Envie um e-mail para @... - U...

Aquisição de Linguagem

   O texto Aquisição de Linguagem ,  de Raquel Santos, mostra em um dos diversos estudos, o estudo da estrutura silábica na língua portuguesa, onde observou em três fases diferentes: 1- Como se daria o processo de aquisição da linguagem; 2- A forma as sílabas eram utilizadas; 3- O que se aprenderia a falar primeiro.    Este texto  apresenta o aparecimento da linguagem na criança, bem como esse processo de aquisição ocorre na criança. Este artigo traz também considerações sobre a natureza da linguagem, se adquirida ou inata ao ser humano e uma pesquisa de coleta de dados de uma criança quanto à aquisição de suas primeiras palavras, Teorias apontam que existem fases de aprendizados dessa língua.       O texto mostra em diversos estudos, o estudo da estrutura silábica na língua portuguesa, onde observou em fases diferentes: Desenvolvimento da Língua. Estrutura Silábica  A Causatividade As Estruturas relativas As teoria de Aq...

A Competência Linguística

   O texto Competência Linguística ,  de Esmeralda Negrão, Ana Scher & Evani Viotti, mostra as relações entre sintaxe e semântica são, sim, determinantes para a realização de sentenças do português aceitáveis e a generalização de informações a respeito dos verbos deve ser questionada.  Uma criança nativa da língua portuguesa sabe formular sentenças impessoais sem grandes esforços. Na década de 60, Chomsky propôs a Gramatica Gerativa. A gramatica gerativa assume que todo ser humano nasce dotado de uma faculdade da linguagem. Toda criança tem a mesma capacidade de aprendizado com a própria língua e isso é chamado de Gramatica universal. A Gramatica Universal é constituída de dois princípios.       Rígidos e invariáveis.       Abertos.  Objetivos da Gramatica Gerativa: Descrição de conhecimento linguístico para qualquer pessoa. Caracterização da Gramatica Central Processos que levam uma criança da Gra...

Linguagem, Língua e Linguística

    Um texto relacionado ao ensino da lingua materna é o  Linguagem, Língua e Linguística,   de Margarida Petter, que explica que linguagem é importante na história das sociedades pois é o veículo da comunicação social, ou seja, ela é a responsável pela transmissão de ideias, sentimentos, conhecimento. E que foi com os gregos que a linguagem adquiriu um significado, estabelecendo uma relação de significado entre a palavra e seu conceito, mas, foi na idade média que a estrutura gramatical foi estabelecida.     O texto esclarece a teoria Saussuriana de Ferdinand de Saussure e a teoria Chomskyana do Noam Chomsky. Além de discutir sobre o que é Linguagem e a existência ou não de uma Linguagem animal. Segundo a autora, na Idade Media, os modistas consideravam que a estrutura gramatical da língua era  apenas uma e única, porém, Petter enfatiza “O conhecimento de um numero maior de Línguas vai provocar o interesse pelas línguas vivas, pelo estudo ...

Filme "My Fair Lady"

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  Eliza Doolitlle era uma simples e pobre vendedora de flores da Inglaterra do século XX, que ansiava ser florista e viver confortavelmente. Porem, tinha um problema considerado grave para a alta sociedade: maus modos e uma linguagem desagradável, ou seja, no fundo descuidos de etiqueta, e, eram estes problemas que a impediam de se tornar o que desejava ser.    No entanto do momento em que Eliza conhece o professor Henry Higgins, mestre de fonética, a sua vida muda: este professor vê nela uma oportunidade única de mostrar o seu valor e mérito enquanto docente profissional e, portanto, propõe-se a aceitar o desafio de um amigo que consiste em impressionar tudo e todos através do seu poder de instrução e do poder da fonética em si, ao desta forma, tornar a vulgar mulher numa dama aos olhos de todos os outros.        Para tal, este conta com seis longos meses marcados pela companhia da florista que aceita também o desafio, sujeitando-se às imposi...