Aquisição de Linguagem


   O texto Aquisição de Linguagemde Raquel Santos, mostra em um dos diversos estudos, o estudo da estrutura silábica na língua portuguesa, onde observou em três fases diferentes: 1- Como se daria o processo de aquisição da linguagem; 2- A forma as sílabas eram utilizadas; 3- O que se aprenderia a falar primeiro.
   Este texto  apresenta o aparecimento da linguagem na criança, bem como esse processo de aquisição ocorre na criança. Este artigo traz também considerações sobre a natureza da linguagem, se adquirida ou inata ao ser humano e uma pesquisa de coleta de dados de uma criança quanto à aquisição de suas primeiras palavras, Teorias apontam que existem fases de aprendizados dessa língua.   
   O texto mostra em diversos estudos, o estudo da estrutura silábica na língua portuguesa, onde observou em fases diferentes:
  • Desenvolvimento da Língua.
  • Estrutura Silábica 
  • A Causatividade
  • As Estruturas relativas
  • As teoria de Aquisição
  • O empirismo
  • O Behaviorismo
  • O Conexionismo
  • O Racionalismo
  • O Inatismo
  • O Construtivismo
  • O cognitivismo
  • O interacionismo
     O objetivo do texto, é trazer um pouco da discussão que ocorre na Linguística sobre a aquisição da linguagem, isto é, como as crianças  aprendem a língua que dominará pouco tempo depois. Algumas descrições e análises sobre o processo de aquisição do português teorias de aquisição da linguagem,  as propostas que tentam explicar como se dá esse desenvolvimento e por que ocorre da maneira como ocorre o desenvolvimento da língua. Explicando e dando  exemplos do processo de aquisição da linguagem.
   
   O desenvolvimento da linguagem implica na aquisição plena do sistema linguístico que nos possibilita a inserção no meio social, a possibilidade de assumir a nossa identidade, além do desenvolvimento dos aspectos cognitivos já discriminados acima.

   Dentre todas as questões complexas que envolvem esse processo, o atraso "simples" na aquisição da linguagem dificulta o amadurecimento e a experimentação da linguagem necessária para a aquisição formal da leitura/escrita. Sua imaturidade linguística irá refletir no vocabulário reduzido e no conhecimento de mundo restrito. Tal fato trará repercussões na interpretação de textos e também na elaboração de histórias escritas.
   
   Falhas na aquisição e no desenvolvimento fonológico, como problemas na produção dos sons da fala ou discriminação dos mesmos, podem refletir na leitura e/ou na escrita. Então podem levar a criança, por exemplo, a trocar, omitir ou transpor fonemas ou grafemas. A criança demoraria a adquirir a autonomia dos processos de leitura e escrita ou podem culminar com problemas maiores.
   
   O texto  busca agregar trabalhos que exploram diversos lados da linguagem. Ao pensarmos em aprendizagem, todos os níveis linguísticos estão envolvidos, e negligenciar um deles seria perder a oportunidade de ver o sujeito da linguagem. O intuito de abordar a faixa etária de 0 a 5 anos reflete o desejo de poder atuar precocemente, antes da entrada no ensino formal, onde as demandas são maiores e maior será o tempo a ser resgatado.

   Dois aspectos que ainda merecem ser discutidos são o desenvolvimento da narrativa e a aquisição da linguagem figurada, já que fazem parte de todo o processo e são de extrema relevância para a aprendizagem. Por serem menos explorados, merecem artigos à parte.


Por: Geisa Pereira Ruiz

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