Análise sobre o Behaviorismo de Skinner

  Burrhus Frederic Skinner, nascido em Susquehanna, na Pennsylvania, Skinner graduou-se em inglês e fez mestrado e doutorado em psicologia, em Harvard, e é um dos mais famoso representante do behaviorismo corrente da psicologia fundada pelo tambem americano John Watson
  Skinner propõe em seu livro Tecnologia do Ensino (1972) princípios básicos que devem ser respeitados no ensino: o conteúdo deve ser apresentado em um nível de menos complexo para o mais difícil; o uso de contingências de reforço a cada emissão da resposta satisfatória; a atenção do aluno deve voltar para os procedimentos que são requeridos pela máquina de ensinar.
  Skinner não se considera teórico da aprendizagem, apenas tem seu trabalho como uma análise funcional entre estímulo (imput) e resposta (output), ignorando as variáveis. As principais variáveis de imput são: estímulo, reforço e contingências de reforço, enquanto as de output são as respostas dadas pelo aprendiz. Para Skinner, dois são os tipos de respostas dadas, a saber: as operantes e as respondentes.
  Na teoria do reforço, o comportamento é controlado por suas conseqüências, o que sugere que os indivíduos tendem a se comportar em busca de recompensas ao tempo em que evitam punições. 
  Seguindo essa ideia de reforço, lembramos da análise feita sobre o filme O show de Trumam, onde ao contrário do que Skinner fala, ele é reforçado a todo momento negativamente. Como por exemplo, para impedir que Truman descubra  sua  falsa  realidade, Christof criou meios de dissuadir seu  senso de exploração (ESQUEMAS DE REFORÇAMENTO), incluindo "matar" seu pai em uma tempestade no mar para criar um medo de água (PUNIÇÃO SEVERA), fazer relatos e "anúncios" dos perigos em viajar e transmitir programas de televisão que falam das vantagens de permanecerem casa ( REFORÇO NEGATIVO).
  No entanto, Hubner lembra que a origem da expressão escola, específica esse ambiente como o lugar onde se conversa. Por isso, a escola do futuro deve ser diferente das atuais, elas deverão ser lugares agradáveis, com bom cheiro, bonito, e apropriado e gostoso pra se aprender, realmente ambientes de ensino
  Para Hubner, Skinner propõe um novo método de ensino com o uso de reforçadores positivos e negativos, contrário a punição por ser algo extremamente aversivo,propõe que ela seja sempre evitada. Diante disso, buscou-se descrever as principais contribuições de Skinner para a prática do professor.
Assita também ao documetario: 
https://www.youtube.com/watch?v=L_iD-JPI99Q&feature=youtu.be


Por: Matheus de Oliveira e Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARTA ABERTA

Analise do livro: Lixo – de onde vem? Para onde vai?

A Competência Linguística